Auschwitz-Birkenau

Particularidades a parte, eu queria falar a respeito de uma coisa que meu pai me disse outro dia. "Toda vez que você faz uma pergunta, você já sabe ou pelo menos imagina a resposta". O que é verdade. Porque um Homo erectus nunca se perguntaria a respeito dos átomos. Os átomos simplesmente não faziam parte da vida e existência dele, não havia como ele afirmar que os mesmos são formados por nêutrons, prótons e elétrons.
Então eu fiquei me perguntando - mesmo já imaginando a resposta - se não seria melhor conviver com a dúvida do que com a certeza. Porque em todo grande questionamento, existe pelo menos uma ponta de afirmação. Talvez fosse mais fácil ficar sem saber a respeito de um 'sim', ou de um 'não', ou de um motivo para fazer, dois para não fazer. As vezes é melhor subsistir sem uma ou outra explicação, talvez até umas quatro.
Mas e no caso de alguma doença? Não seria melhor saber? Tenho ou não tenho câncer? Alzheimer? Nessa hipótese, não seria melhor ter a confirmação médica? Mas e se a doença fosse daquelas irrevogáveis, e você tivesse dia e hora para morrer... O que você faria? Viveria com a dúvida? Aproveitando cada dia e cada segundo como se fosse o último, porque poderia até ser? Ou você arriscaria a razão, entraria numa clínica com estudos experimentais?
É difícil decidir entre a resposta ou a pergunta. Meu amigo Voltaire me contou uma vez: "A dúvida é desconfortável, a certeza é ridícula". Eu descordo. Alguns receios confortam mais do que tormentam da mesma forma com que algumas convicções mais instruem do que ridicularizam. O que existem são palavras colocadas erradas em frases erradas e em situações erradas. Por isso surgem os mal-entendidos.
E isso só me leva à uma resposta, sem perguntas nem dúvidas e nem suspeitas: o dicionário é um campo de concentração. Onde estão todos os que foram derrotados na batalha das palavras. Batalha que eu, como aspirante a blogueira, travo todos os dias. E quase nunca saio totalmente vitoriosa.
Mas continuo tentando. Continuo lutando. Porque talvez assim algumas de minhas descrenças se calem e libertem minhas seguranças. Talvez seja delas que eu esteja precisando mais neste momento.
Continuo lutando.

Comentários

  1. movimentaMOS para sentir as correntes que nos prendem!

    seguindo-te!

    http://momentodejavu.blogspot.com/
    visit la tb!

    ResponderExcluir
  2. Foi o mesmo Voltaire quem se questionou certa vez se preferia ser inteligente ou ser feliz. Na lógica dele, ser informado é angustiante, porque ao conhecermos os problemas, talvez suas origens, nos inquietamos na busca por soluções... ao passo que outros são indiferentes a certos questionamentos... E aí Carol: Dilma ou Serra? Esquerda ou Diretia? Legalizar ou não o aborto, as drogas e o casamento gay? Dorme com essa... enquanto isso, o Brasil se prepara para o hexa, em 2014, quem sabe...

    ResponderExcluir
  3. Ei Carol....Bom, os pais tem essa mania estranha de achar tudo que os filhos fazem, uma coisa muito linda, legal, extraordinária, etc...
    Foi achando isso tudo que sua mãe me disse sobre o seu blog.
    E foi com imensa admiração que o li, e mostrei pro Renan. (minha culpa)
    O bom que agora vcs podem se conhecer um pouco melhor, já que vem prá cá neste findi...
    Te aguardamos!
    Grande beijo
    Renata

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha! Não faz mal não, Renata! Foi bom. achei engraçado UIHASDUIAHSDSAIO
    um beijo, até o final de semana! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História curta.

Livro de cabeceira

O adeus que eu nunca dei